Definimos a Analética: Instituto de Educação e Cultura como um coletivo de pessoas que amam e buscam o conhecimento com qualidade e profundidade e almejam partilhar sua experiência com outras pessoas que também querem fazê-lo. Almejamos criar uma comunidade de construção de conhecimento que a partir do Método Analético possamos colocar-nos à disposição das pessoas para fazermos o que mais amamos: criar conhecimento em comunidade.  
 Não somos, nem queremos ser uma empresa que vende cursos. Já tem bastantes não é mesmo? Nos esforçamos em nos tornarmos essa comunidade que defende, pensa e age a partir dos seguintes princípios:
1. Solidariedade: nas relações mais cotidianas e em todos os processos esforçamo-nos em colocar-nos a serviço, especialmente daquel@s que mais precisam, buscando justiça e redução das desigualdades.
2. Eticidade: a partir de uma ética da vida, que respeita às alteridades, buscamos à ética em todos os processos e resultados quais praticamos diariamente. 
3. Ubuntu: partimos do pressuposto de que quanto mais vivemos em comunidade, no respeito às alteridades, mais nos humanizamos. 
Nossa perspectiva econômica é fundada na práxis que se nomeou Economia Solidária qual pauta-se de partir de princípios como os acima explicitados, para fazer um comércio justo, produção comunitária, de forma sustentável e a retroalimentar uma cultura não capitalista, de não violência, em busca de um mundo mais justo e solidário.